© 2017 por "Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda."

Aluno do Colégio Gabriela Mistral obteve maior premiação da Febrace

29.03.2019

O projeto intitulado “Revestimentos comestíveis na pós colheita de laranja” desenvolvido pelo aluno João Pedro Silvestre Armani, orientado pela professora Carlise Debastiani e co-orientado pela diretora Lucilda Rumilda Fries Binsfeld, realizado  durante o ano de 2018  no Colégio Gabriela Mistral,  ganhou o maior prêmio (credencial para participação na INTEL ISEF) da Febrace  (Feira de Ciências e Tecnologia USP – SP) em 2019.

 

Um pouco da história deste trabalho:

O trabalho teve início no ano de 2016 juntamente com mais dois alunos, Pedro Arthur Maroso Pelanda e Lucas Bernardi Benincá. Foi avaliado a melhor temperatura para o desempenho zootécnico do camarão (Macrobrachium amazonicum) e realizado com a colaboração do professor Eduardo Ballester e sua equipe (UFPR SETOR PALOTINA).

 

Este trabalho foi submetido e premiado pela Febrace. Os mesmos alunos (João, Pedro e Lucas), orientados pela professora Carlise, verificaram o descarte da carapaça do camarão e seus danos ao ambiente.

 

Além disso, procuraram alternativas para amenizar a poluição ambiental e através da quitosana (polímero extraído do cefalotórax do camarão),  foi construída uma membrana ecológica que poderia servir como polímero substitutivo do plástico, para prolongar a vida útil das laranjas.

 

Nesta fase o trabalho foi levado pelo aluno João Pedro para outras feiras (Matinhos-PR / Estância Velha-RS / Belo Horizonte-MG) com apoio do Colégio Gabriela Mistral, Sicredi, C.Vale.

 

João Pedro deu continuidade ao trabalho aperfeiçoando a quitosana com associação à cera de abelha para se tornar uma película mais resistente para as laranjas. Em 2018, o trabalho foi apresentado na Fecitec (UFPR) ganhando o 1º lugar geral. Este fato possibilitou sua ida para a Febrace 2019 (USP).

 

A realização deste trabalho contou com a colaboração dos professores: Mabel Arantes e Alessandro Sato (UFPR – SETOR PALOTINA) que auxiliaram a execução com o fornecimento de materiais e técnicas.

 

Na Febrace, o trabalho recebeu três premiações, entre elas o maior prêmio da Feira: credencial para participação na INTEL ISEF (maior Feira de Ciências e Engenharia do mundo) que acontecerá nos Estados Unidos nos dias 12 a 17 de Maio deste ano.

 

Este é um prêmio inédito para Palotina e região. Agradecemos à todos os parceiros já mencionados acima que contribuíram financeira e intelectualmente. Um agradecimento especial ao aluno João Pedro e seus familiares, professores e Equipe Pedagógica que não mediram esforços para atingir o resultado alcançado.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Filtrar por Editorias
Please reload

Siga Folha de Palotina e região
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
Edições Impressas
Clique para visualizar