© 2017 por "Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda."

Contribuintes já podem destinar parte do imposto de renda a ações assistenciais

24.12.2017

A Associação dos Contadores de Palotina (ACP) informa aos contribuintes do imposto de renda no município que já podem contribuir com a Campanha de Incentivo Fiscal do FIA, que é o fundo de recursos públicos vindos de doações voluntárias e de parte do imposto de renda (IR) de pessoas físicas ou jurídicas. O objetivo é convidar comunidade e empresas locais a destinarem parte do imposto de renda ao fundo, que financia programas de entidades assistenciais envolvendo idosos, crianças e adolescentes.

Contribuintes que tem a renda dentro dos limites exigidos pela legislação específica e que tem de declarar ajuste anual de IR podem direcionar 6% do imposto para o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI) e para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de Palotina.

 “Para participar o contribuinte deve procurar seu contador de confiança para fazer uma simulação, sendo que até o próximo dia 31 de dezembro será possível direcionar 6% do imposto devido. A próxima etapa será em abril de 2018, quando será possível direcionar 3% do imposto devido”, explica o presidente da ACP, Julio César Rossetto. Ele salienta que os bancos Sicoob e Sicredi fazem o aporte dos valores a serem doados para a Campanha do FIA.

O contribuinte poderá acessar o site do município para emitir seu boleto da campanha. Com o boleto em mãos, o contribuinte leva um cheque caução em um dos bancos para fazer a doação. Dessa forma os cheques serão compensados somente no lote de restituição ou no vencimento para quem tem imposto a pagar em 30/04/2018.

“É importante ressaltar que o valor doado é uma antecipação de pagamento ou restituição do imposto de renda. No momento do preenchimento da declaração, o valor doado é informado, e na restituição ou pagamento do imposto este valor será compensado sem nenhum desembolso do contribuinte por isso a importância de procurar um profissional contábil de sua confiança”, diz Rosetto. 

A Associação dos Contadores de Palotina está à disposição para auxiliar e orientar os contribuintes que estiverem com dúvidas da maneira de doar. “Ressaltamos a importância desses recursos que podem ser aplicados nas entidades locais em vários programas beneficiando famílias palotinenses”, conclui o presidente.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Filtrar por Editorias
Please reload

Siga Folha de Palotina e região
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
Edições Impressas
Clique para visualizar