© 2017 por "Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda."

Proposta de unir UNILA com Setor da UFPR de Palotina gera polêmica

26.07.2017

Uma polêmica se instalou em Palotina com a notícia da proposta do deputado federal Sérgio Souza (PMDB) para criação da Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOPR). O parlamentar apresentou Emenda Aditiva a Medida Provisória 785/2017, propondo a criação da nova universidade que funcionará onde hoje é a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), trocando a designação do nome. Segundo ele, seria o desenvolvimento de um processo educacional regionalizado, com capacidade de também atender estados vizinhos ao Paraná, e países limítrofes, potencializará todo o Oeste paranaense "para a busca do pleno desenvolvimento com a geração de emprego e renda". A justificativa   para   o   projeto   é   a   implementação   de   novos   cursos   de   graduação, conectados   com   as   características   econômicas   e   sociais   da   região. 

Após a veiculação da notícia, a reitoria da UFPR em Curitiba expediu nota afirmando que a universidade foi surpreendida pela proposta e que tomou conhecimento da mesma por terceiros. Conforme a reitoria, o modo como é feita a proposta, por meio de emenda aditiva à medida provisória, sem que tenha sequer sofrido o crivo prévio do debate parlamentar e sem qualquer diálogo com a própria UFPR, foge à natureza da comunidade universitária, que é baseada no diálogo, no debate e na participação democrática.

A direção do Setor Palotina da UFPR também expediu nota informativa. Segundo a direção ainda não houve notificação por parte do Ministério da Educação e Cultura (MEC), quanto à consulta mencionada pelo deputado: “Fomos mencionados como modelo de gestão e reconhecidos quanto à nossa importância como promotores de desenvolvimento científico, econômico e tecnológico na região oeste do Paraná. Dessa forma, temos o intuito de acalmar a comunidade acadêmica e do município de Palotina, além de garantir que este Setor tem respeito pela autonomia universitária, pelos membros de sua comunidade e pela história que foi construída em Palotina, ao longo destes 25 anos de criação do campus".

 

 

Reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca e Deputado federal Sérgio Souza

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Filtrar por Editorias
Please reload

Siga Folha de Palotina e região
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
Edições Impressas
Clique para visualizar