Maripá: Comitê Gestor debate novas medidas relacionadas ao Covid-19

O Comitê Gestor do Plano de Contingenciamento em Saúde do COVID-19 de Maripá se reuniu na tarde de hoje, dia 8, para debater as ações que estão sendo realizadas pelo poder público e definir novas medidas para enfrentamento da pandemia.


Produção de máscaras - A Administração Municipal com entendimento do Comitê Gestor vai propor para a comunidade escolar – funcionários e voluntários – a produção de cerca de 15 mil máscaras de TNT para o uso dos alunos no momento em que as aulas retornarem e nos momentos que podem ser necessários durante a suspensão de aulas presenciais.


Com a escassez de máscaras no mercado devido à grande procura e o novo posicionamento do Governo Federal, que agora permite o uso de máscaras feitas de TNT, a medida busca preparar o poder público para a oferta de um equipamento de proteção individual contra o novo coronavírus quando necessário, como medida complementar.

A proposta de produção das máscaras também será ampliada para a ASSOMA – Associação Organizada de Maripá, que em parceria com a comunidade poderá confeccionar e distribuir para a população, em geral.


Feriado municipal - O feriado municipal do dia 17 de abril, data em que o município completa 30 anos de Emancipação Político-Administrativa, será mantido. A possível transferência havia sido proposta na reunião anterior. Entretanto, a orientação é de que a população evite se deslocar para outros municípios.


Datas comemorativas – Com a aproximação de feriados nacionais como o de sexta-feira (10) – Paixão de Cristo – e de domingo (12) – Páscoa, a Administração Municipal reforça a importância do isolamento social para evitar a exposição ao coronavírus. A orientação é de que as famílias evitem aglomerações, como já está sendo recomendado desde o início da pandemia e que celebrem estas datas com as pessoas que moram na mesma residência, assim como também evitem se deslocar para outros municípios, principalmente por já haver casos confirmados na região.


Academias e afins - Outro assunto em pauta foi a flexibilização do atendimento de academias de ginástica, estúdios de pilates e afins, que atualmente estão proibidos por decreto. Após reunião com os proprietários destes estabelecimentos, conforme sugestão do comitê na reunião anterior, o Governo Municipal vai publicar na quinta-feira, dia 9, medidas complementares permitindo o atendimento, observando uma série de restrições tanto quanto ao número simultâneo de pessoas presentes no mesmo local, quanto com as medidas de higienização.




Folha de Palotina e região

Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda. - CNPJ 81.680.688/0001-08

Rua Vereador Antonio Pozzan, nº 573 - Centro - Palotina/Paraná - CEP: 85.950-000

(44) 3649-2690 - Jornal impresso semanário

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram