Correios continuam em greve e quem precisar dos serviços precisa encarar longa fila

Desde início da greve dos funcionários dos Correios, no dia 17 de agosto, a agência de Palotina registrou aumento no tamanho das filas para atendimento aos serviços. Por causa da pandemia e medidas de distanciamento, antes as pessoas que procuravam atendimento já estavam enfrentando filas no lado de fora da agências. Mas agora, com a greve dos funcionários, as filas estão dobrando a esquina no atendimento que está sendo realizado, segundo comunicado na porta da agência, das 9h às 12h.


Greve - Cerca de 100 mil funcionários dos Correios em todos os estados do país decidiram entrar em greve a partir do dia 17 de agosto. A paralisação ocorre por tempo indeterminado e, segundo a federação nacional dos trabalhadores da empresa, é um protesto contra a retirada de direitos, a privatização da empresa e a ausência de medidas para proteger os empregados da pandemia do novo coronavírus.


Em nota, a Fentect afirma ter sido surpreendida com a revogação, a partir de 1º de agosto, do atual acordo coletivo, cuja vigência vai até 2021. A entidade afirma que 70 cláusulas com direitos foram retiradas, como 30% do adicional de risco, vale-alimentação, licença-maternidade de 180 dias, auxílio-creche, além de adicional noturno e horas extras.


A retirada desses direitos impactará na redução direta de até 40% na remuneração dos trabalhadores, sem falar a redução desde o dia 1º de agosto de mais de R$ 200 referentes à alimentação, o que possui grande impacto para um trabalhador que ganha o piso nacional na faixa de R$ 1.700.


Pandemia - Sobre o enfrentamento da pandemia, a federação relata que teve de acionar a Justiça para garantir equipamentos de proteção individual, por exemplo. Para a entidade, se trata de estratégia para precarizar e privatizar a companhia. Em nota, os Correios informaram ter um plano de continuidade de negócios para manter o atendimento à população. A estatal informou que o objetivo primordial é cuidar da sustentabilidade financeira da empresa, de forma a retomar a capacidade de investimento e sua estabilidade, e manter os empregos dos funcionários.





Posts recentes

Ver tudo

Folha de Palotina e região

Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda. - CNPJ 81.680.688/0001-08

Rua Vereador Antonio Pozzan, nº 573 - Centro - Palotina/Paraná - CEP: 85.950-000

(44) 3649-2690 - Jornal impresso semanário

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram