Mais de 140 pessoas já foram infectadas pelo mosquito da dengue


Exames realizados nos últimos dias em Palotina através dos profissionais da saúde responsáveis por colher o material para posteriores exames, apontavam até ontem dia 27, que 146 pessoas já foram infectadas pelo mosquito da dengue em Palotina.

Terezinha Duarte, responsável pela sala de atendimentos da dengue diz que o trabalho de notificações em residências através de multas onde focos são encontrados, além de conscientização e uso de inseticida continua sendo realizado na mesma intensidade, este último em locais onde aparecem as suspeitas de que o mosquito com o vírus esteja em maior atuação. Palestras em escolas também tem sido feitas para conscientizar alunos, pais e professores da melhor forma possível.

Ações – Recentemente a cooperativa Cotriguaçu fez no cruzamento das avenidas um trabalho de conscientização para os motoristas que transitavam naquela região.

A campanha “Cotriguaçu – Todos contra a Dengue”, que contou com o apoio de colaboradores da cooperativa e também voluntários, a campanha alertou para os perigos da dengue e sensibilizou as pessoas para que ajudem no combate ao mosquito transmissor. A ação foi realizada por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Cotriguaçu. A presidente da comissão, Neuza Marques Birck e a técnica de segurança do trabalho, Marciana Duraes, agradecem a todos que ajudaram na campanha. O evento também contou com apoio do gerente Vilson Noetzold.

Outra ação, apesar de ser mais individualizada pois envolveu menor número de pessoas, mas que pela situação em que o município se encontra merece destaque, foi a limpeza de um terreno próximo à Universidade Federal do Paraná, na Rua Ari Barroso localizada no Bairro Jardim Dallas. O local servia até então depósito de lixos de qualquer natureza, gerando assim um local propício para que o mosquito Aedes Aegypti pudesse se reproduzir e assim transmitir a doença.

Uma das moradoras que se envolveu na ação relatou que tudo vem ao encontro de um trabalho de conscientização e que vendo como o terreno estava, não podia ficar.

A limpeza feita pela prefeitura acontece de tempos em tempos, porém, com a retirada de entulhos também muita terra saia junto das máquinas, o que fazia o local ter uma cratera cada vez mais profunda. Com isso, os entulhos foram retirados, terra foi colocada no lugar e posteriormente folhagens das mais diversas formas foram plantadas para que o lugar se mantivesse limpo.


Folha de Palotina e região

Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda. - CNPJ 81.680.688/0001-08

Rua Vereador Antonio Pozzan, nº 573 - Centro - Palotina/Paraná - CEP: 85.950-000

(44) 3649-2690 - Jornal impresso semanário

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram