Justiça de Palotina consolida trabalho de mediação para resolver conflitos e processos judiciais


No segundo semestre de 2018 o Poder Judiciário da Comarca de Palotina iniciou um trabalho alternativo de mediação que têm contribuído para a resolução de processos judiciais e também permitindo uma nova visão das pessoas envolvidas quanto às suas questões e demandas jurídicas.

Através de um grupo de profissionais mediadores, a Justiça atua em ações de família, como divórcio, pensão, guarda de filhos, e também em algumas questões entre empresas, vizinhos, ou entre credores e devedores.

Neste trabalho, as partes envolvidas são colocadas para dialogar e encontrar consenso, podendo chegar a um acordo a ser homologado pelo juiz em muito menos tempo de tramitação. Além de desafogar o grande número de processos judiciais no Fórum, a mediação faz com que as pessoas envolvidas participem e passem a ter responsabilidade sobre a decisão do acordo.

Em Palotina, este trabalho foi organizado em 2018 e segue sob coordenação do Dr. Sérgio Decker, que é o Juiz Coordenador do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC). Ele divulgou o método, angariou voluntários e realizou um curso de formação de mediação para os interessados.

Hoje são quatro mediadores que atuam na Comarca de Palotina, o bacharel em direito Diogo Vinícius Corrêa Ramos, o psicólogo Vinícius Rufino Leal, a advogada Ivete Lucion Freitag e a bacharel em direito Pâmela Menoncin, e também.

Leia reportagem completa na edição impressa da Folha de Palotina de 20/12/2019.


Folha de Palotina e região

Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda. - CNPJ 81.680.688/0001-08

Rua Vereador Antonio Pozzan, nº 573 - Centro - Palotina/Paraná - CEP: 85.950-000

(44) 3649-2690 - Jornal impresso semanário

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram