Setor Palotina da UFPR faz manifestação contra bloqueio de verbas para educação


Na tarde de quinta-feira, dia 30 de maio, professores, servidores e alunos do Setor da UFPR Palotina reuniram-se em frente à entrada principal da universidade para se unir à manifestação realizada em todo o país contra o contingenciamento de verbas que foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).

Resumo:

- O MEC bloqueou 24,84% dos gastos não obrigatórios dos orçamentos das instituições federais. Essas despesas incluem contas de água, luz e compra de material básico, além de pesquisas; - As verbas obrigatórias (86,17%), que incluem salários e aposentadorias, não serão afetadas; - Sindicatos e movimentos estudantis convocaram um dia de greve contra cortes de verbas que, segundo eles, podem paralisar as universidades; - O ministro interino da Economia, Marcelo Guaranys, disse que a arrecadação do governo foi abaixo do esperado e, por isso, foi feito o congelamento temporário de verbas; - O ministério informou que "está aberto ao diálogo" e que o ministro se reuniu com reitores de federais.

- A UFPR já anunciou que se o bloqueio de recursos for mantido, a partir de agosto a universidade poderá parar as atividades.


Folha de Palotina e região

Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda. - CNPJ 81.680.688/0001-08

Rua Vereador Antonio Pozzan, nº 573 - Centro - Palotina/Paraná - CEP: 85.950-000

(44) 3649-2690 - Jornal impresso semanário

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram