Uma intercambista alemã em Maripá


Recém saída do ensino médio, a jovem alemã Olivia Adam decidiu passar um ano em intercâmbio para novas experiências antes de entrar na universidade. Com apenas 18 anos, Olivia passou pela Inglaterra com o objetivo de aprimorar o idioma inglês e escolheu o Brasil como próximo destino. Chegou à Maripá por meio de um amigo em comum com a maripaense Anelise Schwarz, professora que ministra as aulas de língua alemã oferecidas gratuitamente à população.

Olivia irá passar um período de dois meses por aqui. Nesse período a jovem foi integrada em algumas das atividades desenvolvidas no município. Participou da Banda Sinfônica Municipal e ensaiou o grupo de saxofone. E de forma mais intensa, também auxiliou nas aulas de língua alemã, especialmente com as turmas mais avançadas com as quais pode contribuir na prática da conversação.

De acordo com Anelise Schwarz, a interação entre os alunos e a intercambista foi fundamental para o aprendizado de ambos. “Foi uma troca de experiência excelente, pois da mesma forma, a Olivia teve uma evolução muito grande no aprendizado do português e já consegue se comunicar muito bem apesar do curto período de tempo”, destaca.

Para Olivia, um dos aspectos mais interessantes na passagem por Maripá foi o fato de muitas pessoas falarem o idioma alemão. “Apesar do meu objetivo no Brasil ser o aprendizado do português, aqui em Maripá a vivência foi mais intensa que nos outros locais por onde passei, porque muita gente fala ou entende o idioma alemão e isso possibilitou uma interação muito maior”, relata Olivia.

Leia reportagem completa da edição de 10 de agosto da Folha de Palotina.

Olivia Adam (esquerda) e Anelise Schwarz


Folha de Palotina e região

Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda. - CNPJ 81.680.688/0001-08

Rua Vereador Antonio Pozzan, nº 573 - Centro - Palotina/Paraná - CEP: 85.950-000

(44) 3649-2690 - Jornal impresso semanário

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram