Desfile cívico marcou 58 anos de emancipação do município de Palotina


“Palotina em Destaque”, este foi o tema escolhido para evidenciar o Município em seus 58 anos de emancipação política-administrativa. O desfile comemorativo ao aniversário de Palotina arrastou uma multidão que acompanhou de perto, na Avenida Presidente Kennedy, o caminhar de sua gente.

Trouxe diversas recordações do início da edificação da cidade, além de resgatar a história das comunidades do interior. Comunidades estas que já foram populosas, porém devido ao êxodo rural diminuíram com o passar do tempo.

E que tempos difíceis enfrentados pelos nossos pioneiros nas décadas de 50 e 60, em sua maioria, vindos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para colonizar o que mais tarde passaria a denominar-se Palotina, referência aos padres palotinos que aqui estiveram pregando sua fé com coragem e determinação.

Como imaginar nos dias atuais a cidade toda vestida da mata frondosa, e estes pioneiros imbuídos de um grande ideal, percorrendo dias para chegar a este destino em busca de oferecer melhores condições as suas famílias?

Aliás, eles não foram esquecidos durante o desfile e praticamente foram destaques em todas as alas, talvez com um pensamento no passado e um olhar no presente, comemorando todas as transformações acontecidas ao longo da história dessas terras que um dia já foram partes do município de Guaíra.

As ações sociais e educacionais não foram esquecidas como aquelas que são desenvolvidas com os sete clubes da terceira idade; com as 14 instituições municipais de ensino, os colégios estaduais e particulares, as instituições de ensino superior, que são instrumentos indispensáveis na formação educacional e profissional de todos os nossos alunos, estudantes ou acadêmicos, além de pais, professores, mestres ou doutores.

A economia baseada na agricultura, na criação de aves, suínos e mais recentemente, peixes. Foram notáveis as grandes transformações ocorridas nos maquinários agrícolas com a passagem no desfile dos primeiros tratores até chegar as máquinas modernas equipadas com alta tecnologia. Empreendimentos e empresários. A cultura mostrou seu brilho com os grupos italianos e alemães, teatro, dança e música.

Além do esporte, onde os atletas estampavam com orgulho seus troféus e medalhas, disputadas a nível local, regional e nacional. Ah! Palotina é destaque por sua gente, pelo trabalho e pelas conquistas, o labutar dos agentes ambientais, foram poucos os que desfilaram na avenida, porém o suficiente para sensibilizar a população que o trabalho de reciclagem existe no Município e é um dever de todos.

Não se esquecendo de mencionar o trabalho realizado com as embalagens de agrotóxicos. “Palotina teu nome glorioso, lembra a fé, caridade e valor”, muito bem lembrado com a passagem das instituições que vivem única e exclusivamente para promover o bem ao próximo, ajudando e auxiliando naquilo que é possível. Enfim, Palotina tem hoje raízes profundas, pessoas que batalharam para conquistar o progresso. Um Município referência no Estado do Paraná graças ao trabalho de sua gente. Viva Palotina. Parabéns pelos seus 58 anos.

Artigo escrito por Adriano D’Paula, Assessor de Imprensa da Prefeitura de Palotina


Folha de Palotina e região

Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda. - CNPJ 81.680.688/0001-08

Rua Vereador Antonio Pozzan, nº 573 - Centro - Palotina/Paraná - CEP: 85.950-000

(44) 3649-2690 - Jornal impresso semanário

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram