Mulheres que inspiram: Lourdes Seleme


Lourdes Maria Grisa Seleme nasceu em Nova Prata (RS), veio a Palotina em 1963, com o esposo, o médico Dr. Anuar Seleme e os filhos João e Omar. Em Palotina, dedicou-se a auxiliar na administração do Hospital Santa Cruz que pertencia ao esposo e seu cunhado Dr. Adir Seleme. Quando o hospital foi vendido, sentiu falta de ser útil à sociedade na qual convivia. Dedicou-se então ao voluntariado. Ajudou a fundar a APMI (Associação de Proteção à Maternidade e Infância), com o intuito zelar pelas mães e de levar cuidados e a vacinação a todas as crianças. Em sua ânsia de auxiliar o próximo, juntou-se a um grupo de pessoas e fundaram o Lar da Fraternidade, como voluntária, esteve na presidência do Lar durante 27 anos. Com extrema dedicação voltou-se à causa de cuidados aos idosos.

Nesse mesmo período iniciou sua missão como Ministra Auxiliar da Comunidade, na Paróquia São Vicente Palotti, trabalho que realiza até os dias de hoje. Também fundou o grupo do Terço Diário, que se reúnem todos os dias e oram em prol dos necessitados e pelos que solicitam orações. Tem em mente que “nos sentimos felizes quando nos doamos para o bem dos outros, ofertando algo nosso, luz e amor aos que necessitam.”

Em certa ocasião foi questionada sobre a carga de sua dedicação ao Lar e respondeu “não é nenhum fardo, são eles que me fazem bem.” Em 2008, foi homenageada com o título de Cidadão Honorária do município de Palotina em reconhecimento ao prestimoso trabalho junto ao Lar da Fraternidade e na comunidade.

Seu hobbie é a leitura de bons textos e livros e também aos programas religiosos da TV. Entende que a participação da mulher é fundamental em todos os setores, e que realiza os trabalhos na mesma condição que o homem, porém com mais dedicação e zelo. Cuida dos afazeres domésticos e do seu trabalho profissional e acrescenta que “nós mulheres somos pétalas de rosa, quando nos unimos para fazer algo de bom formamos uma linda rosa.”

Lourdes teve 4 filhos: João, Omar, Ivan e Sérgio, e Lurdes Segalin Letrari, que considera filha de coração. Tem 9 netas e 1 neto.

Em sua dedicação a todos fica registrado seu pensamento “As coisas bonitas não podem ser vistas e nem tocadas, elas são sentidas com o coração.”


Posts recentes

Ver tudo

Folha de Palotina e região

Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda. - CNPJ 81.680.688/0001-08

Rua Vereador Antonio Pozzan, nº 573 - Centro - Palotina/Paraná - CEP: 85.950-000

(44) 3649-2690 - Jornal impresso semanário

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram