Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda. - CNPJ 81.680.688/0001-08

Rua Vereador Antonio Pozzan, 573 - Centro - Palotina - Paraná - CEP: 85.950-000

Jornal impresso semanário com circulação/entregas às sextas-feiras

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Câncer pode se tornar maior causa de morte em uma década; Palotina perdeu 41 pessoas para a doença e


Segundo a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC/OMS) as neoplasias malignas passaram a ser uma das principais causas de morte na população do Brasil nos últimos anos. Se nada for feito, em 2029 o câncer se tornará a primeira causa de morte no país.

Em relação aos casos novos no Brasil estima-se cerca de 600 mil novos casos de câncer ao ano, para o biênio 2018-2019. A estimativa é de que 68% estarão nas Regiões Sul e Sudeste. No Sudeste, encontra-se quase a metade dessa incidência (47%). Existe grande variação na magnitude e nos tipos de câncer entre as diferentes Regiões do Brasil.

Os dados da pesquisa mostram que a maior parte das cidades onde o câncer já é a principal causa de morte está localizada em regiões mais desenvolvidas do País, justamente onde a expectativa de vida e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são maiores.

Palotina - No ano de 2017 um total de 41 pessoas morreram em Palotina vítimas de câncer. A maioria dos pacientes tinha idade entre 50 e 79 anos. Quanto ao tipo de câncer, a maioria dos pacientes foram acometidas pela doença no estomago, laringe, pulmões e coração. Quanto ao sexo, faleceram 25 homens e 16 mulheres. Atualmente estão realizando tratamento por meio do serviço público municipal um total de 15 pacientes. O tratamento é realizado pelo Ceonc e Uopeccan, de Cascavel.


Folha de Palotina e região