Projeto “Aquarismo” da UFPR ajuda no aprendizado de crianças especiais


Teve início na última quarta-feira, dia 11, de forma inédita na turma do Ensino Fundamental da Escola de Educação Especial Rouxinol, mantida pela APAE, o Projeto de Extensão da UFPR - Aquarismo como ciência em escolas do Oeste do Paraná – “Aquadêmicos”, em parceria com Ministério da Educação, Secretaria Municipal de Educação e a empresa ALCON. O projeto em seu sétimo ano traz agora o desafio de ensinar 13 alunos especiais na faixa etária de 9-15 anos a montarem e utilizarem o aquário para desenvolverem atividades e noções de responsabilidade com a vida aquática animal.

Essa é uma técnica cientificamente comprovada e conhecida como TAA -Terapia Animal Assistida, que utiliza o animal de estimação com objetivos específicos para tratamento e deficiências em crianças de diferentes faixas etárias.

Durante o projeto o aquário é montado pelos próprios alunos, que também recebem um peixinho cada um. Serão oito encontros com as crianças que irão aprender sobre temas importantes, como qualidade da água e preservação dos mananciais da região, anatomia, cadeia alimentar, espécies ameaçadas de extinção, todos assuntos ligados a vida aquática.

Leia reportagem completa na edição de 13/04 da Folha de Palotina.

Foto: Folha de Palotina


Folha de Palotina e região

Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda. - CNPJ 81.680.688/0001-08

Rua Vereador Antonio Pozzan, nº 573 - Centro - Palotina/Paraná - CEP: 85.950-000

(44) 3649-2690 - Jornal impresso semanário

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram