Palotina está em alerta com casos de dengue e Chikungunya


Dois casos de dengue e dois de Chikungunya foram registrados em Palotina e a saúde pública está em alerta. Segundo o Programa de Combate à Endemias outros casos estão sendo investigados. Para evitar uma epidemia, esforços estão sendo concentrados nas regiões onde os casos foram registrados. Uma das medidas é a aplicação de inseticida com bomba costal para combater os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças.

É importante que a população colabore fazendo o monitoramento constante do quintal para eliminar criadouros do mosquito. Locais onde a água fica acumulada facilitam a proliferação do mosquito.

Chikungunya - Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.


Folha de Palotina e região

Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda. - CNPJ 81.680.688/0001-08

Rua Vereador Antonio Pozzan, nº 573 - Centro - Palotina/Paraná - CEP: 85.950-000

(44) 3649-2690 - Jornal impresso semanário

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram