Palotina é referência na exportação de frango


A cadeia produtiva do frango é um dos destaques do agronegócio brasileiro com recordes seguidos de produção e exportação, onde atualmente 38% do frango consumido no mundo vêm do Brasil. O setor movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano e emprega mais de 3,5 milhões de pessoas no país. E uma das regiões que mais refletem esse bom momento do setor é o oeste do Paraná.

Formada por cerca de 70% de pequenas propriedades, a região apostou na avicultura para crescer. Muitos agricultores familiares hoje trabalham de forma integrada com a agroindústria. Granjas foram ganhando espaço no campo. O setor investiu pesado na profissionalização pra produzir mais e melhor.

Os principais destinos do frango paranaense são a Arábia Saudita, China, Emirados Árabes e Japão. Mas é a China o grande eldorado do setor. O gigante oriental é o principal parceiro do mercado do frango produzido no oeste paranaense e a maior parceira comercial de 17 estados brasileiros.

Palotina é o maior parceiro comercial da China no Oeste do Paraná, beliscando 39% das compras chinesas de proteína animal na região. Em segundo lugar vem Cascavel com 21% e Toledo com 15%.

Gigante do agronegócio, com 8 mil funcionários, 19 mil associados, a cooperativa C.Vale tem faturamento anual de R$ 6,8 bilhões. Em 2017 o seu sistema de integração passou a ser composto por 878 unidades e vinte e cinco novos aviários foram construídos.

Leia reportagem completa na edição impressa do jornal Folha de Palotina de 23/02/2018.


Folha de Palotina e região

Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda. - CNPJ 81.680.688/0001-08

Rua Vereador Antonio Pozzan, nº 573 - Centro - Palotina/Paraná - CEP: 85.950-000

(44) 3649-2690 - Jornal impresso semanário

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram