Setor Palotina da UFPR se destaca em diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão

Desde 1992, com a criação do Campus avançado de Palotina, a UFPR – Setor Palotina mantém um vínculo integrativo com a comunidade, atuando de forma direta no desenvolvimento local e regional por intermédio da pesquisa, da extensão, de projetos de cunho social e de parcerias com empresas do setor produtivo (PDI 2020-2024). É o maior Setor da Universidade fora da sede de Curitiba, já tendo formado aproximadamente 2000 profissionais. Nosso Setor orgulha-se dos estreitos laços mantidos com a sociedade palotinense, que, desde o início, sempre esteve presente e apoiou nossa Universidade. 

Tendo como missão “se tornar referência em qualidade de ensino, pesquisa, extensão, inovação, internacionalização e gestão; conforme proposto no PDI institucional, formando profissionais altamente capacitados e comprometidos para gerar conhecimento e ações que promovam a melhoria e o desenvolvimento da sociedade” (PDI 2020-2024).

Desenvolvemos projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvem as diferentes áreas do Setor, tais como Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Engenharia de Energia, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e as Licenciaturas em Computação, Ciências Exatas e Biologia. Além disso, vários pesquisadores são excelentes prestadores de serviços técnicos à comunidade, nas áreas acima mencionadas.

O envolvimento da comunidade é sempre presente e visível em todos os eventos propostos, tais como o Dia de Campo da CVale, a FECITEC, O Vem pra UFPR Setor Palotina, ExpoPalotina e Feira de Profissões.

Além disso, projetos como o Meninas nas Ciências trouxeram para escolas municipais medalhas em olimpíadas nacionais. Este ano, uma de nossas docentes, a professora Drª Rita de Cássia dos Anjos foi laureada com o prêmio “Programa Para Mulheres na Ciência 2020”, promovido pela L’Oréal Brasil, Unesco Brasil e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O município conta com o atendimento do Hospital Veterinário, que além do atendimento médico veterinário, presta serviços de diagnósticos laboratoriais e de imagens (RX e ultrassonografia) para as Clínicas Médicas Veterinárias particulares da cidade. Ainda, o Hospital Veterinário possui diferentes projetos extensionistas derivados das ações dos servidores docentes e técnicos do Hospital.

Para aproximar-se ainda mais da comunidade, o Setor criou o programa de rádio “UFPR na Comunidade”, tratando de temas que envolvem as ações de ensino, pesquisa e extensão da UFPR para toda a comunidade de Palotina e Região.

O projeto “Plantas Medicinais”, presente no Setor desde 1996, desenvolve atividades de oficinas, palestras e encontros com escolas e clubes de mães, com a finalidade de popularizar o conhecimento científico acerca de plantas da Região Oeste do Paraná e seus usos medicinais.

O projeto “Os frutos da UFPR Setor Palotina” promove cursos e palestras para a comunidade, além de realizar a doação dos frutos e hortaliças para entidades do município.

O projeto “Aquadêmicos” leva a construção de aquários para escolas e APAE, no intuito de potencializar o ensino de ciências e ao mesmo tempo transformar a vida de alunos e professores através da afetividade e experiência com o aquário.

O projeto “Universidade Aberta da Maturidade” proporciona formação para o público da terceira idade de Palotina e Região. Contando com aulas semanais de diferentes temas, todas ofertadas por alunos, técnico-administrativos e professores voluntários do Setor.

Além disso, desde 2016 a UFPR Palotina oferece o Curso de Pré-Vestibular Comunitário gratuito para toda a comunidade de Palotina e região. Projeto no qual atuam professores, técnicos, alunos e docentes externos, todos de forma voluntária. O projeto já permitiu o acesso ao Ensino Superior a mais de 150 jovens de Palotina e Região.

Durante a pandemia da COVID-19, o Setor tem oferecido cursos de formação continuada para professores da rede pública municipal e estadual, nas diferentes áreas de ensino. Foram publicadas obras de cunho didático pedagógicas com o intuito de amenizar os efeitos do isolamento social na vida dos professores e alunos. Além disso, aulas remotas para a graduação e pós-graduação estão acontecendo desde maio e mantiveram-se as atividades de pesquisa e extensão.

Pioneiramente, o Setor iniciou um projeto de produção de álcool glicerinado 80%, álcool gel 70%, máscaras faceshield emáscaras de tecido no intuito de abastecer a comunidade menos favorecida da cidade, onde várias instituições não públicas da cidade contribuíram ativamente com doações de materiais de consumo. Foram produzidos até o momento, 4 mil litros de álcool glicerinado e mais de 2 mil litros de álcool gel para higienização das mãos. Materiais estes que já foram distribuídos para as cidades de Assis Chateaubriand, Francisco Alves, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Guaíra, Terra Roxa, Toledo, principalmente para as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, além dos hospitais regionais. Especificamente para Palotina, além das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social foram feitas várias ações de distribuição de álcool e cestas básicas para famílias carentes e para a categoria dos motoentregadores.

Considerando o breve resumo de algumas atividades mais conhecidas do Setor Palotina para a comunidade, é evidente a vocação do Setor Palotina para o atendimento à cidade de Palotina e região, que ao longo desses mais de vinte e sete anos, desenvolveu e consolidou parcerias importantes com a Prefeitura, as cooperativas de agronegócio, escolas e entidades civis.  Reforçamos nosso orgulho em ter laços com a Comunidade Palotinense, que sempre tão bem nos acolheu e apoiou. Reiteramos nossa luta por uma sociedade mais justa e igualitária, perpassando sempre pela qualidade do ensino público.

LEIA MAIS

Em Maripá: Abertas as inscrições para o Programa Família Acolhedora

O Município de Maripá por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social informa que estão abertas as inscrições para as famílias...

Artigo: Eis que estarei convosco sempre, até o fim do mundo

Com a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo encerramos o Ano Litúrgico e celebramos o Padroeiro de nossa Diocese. Nós acreditamos...

Mapa regulamenta fabricação artesanal para produtos cárneos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) cumpriu mais uma etapa para implantação do Selo Arte em todo o país. Nesta...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Vacinação contra poliomielite ultrapassa 100% em Palotina

Saiu na manhã de hoje, dia 23, o resultado percentual de vacinação contra a poliomielite durante o tempo em que a campanha...

Pe. Neimar Troes continua internado, seu estado é estável

A Pastoral da Comunicação da Paróquia São Roque de Nova Aurora, tem mantido toda aquela comunidade e também a Diocese de Toledo...

Covid-19: Casos ativos sobem para 67 e 1103 confirmados

O boletim de hoje, dia 20, de Covid-19 em Palotina, mostra que o município tem nova subida no número de casos ativos....

Destaques da edição impressa do jornal Folha de Palotina de 20/11/2020

POLÍTICA Polícia Federal foi acionada para averiguar denúncia de “boca de urna” em PalotinaJustificativa eleitoral pode ser feita em...

Festa das Orquídeas e do Peixe em Maripá é cancelada

A Administração Municipal de Maripá juntamente com a Comissão Central Organizadora comunica o cancelamento da edição 2020 da Festa das Orquídeas e...