mande um e-mail para a Folha de Palotina online
28/02 a 6/03 de 2003











Charge feita por Leandro >>leandrocharges@ig.com.br





 

rural
28/02/2003
Produtor aposta no mercado de orgânicos

Lauri Busanello: tradição e investimento em qualidade >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaA produção de alimentos sem o uso de agroquímicos não é uma atividade recente, pelo menos para o produtor Lauri Busanello. Há vários anos que ele produz diversos produtos derivados da cana-de-açúcar como melado, rapadura e açúcar mascavo. O processo natural empregado pelo produtor atende às exigências de um mercado cada vez mais exigente. Lauri é um dos produtores inseridos no contexto da agricultura orgânica e sua atividade poderá receber um incremento significativo a partir de agora.

Profissionalização

Lauri Busanello industrializa a cana-de-açúcar com mão de obra estritamente familiar. Seu braço direito na atividade é a esposa, Lourdes Busanello. Entre os produtos que industrializa, o açúcar mascavo é o principal e a produção é toda direcionada ao mercado local. Além de pontos comerciais, como mercados por exemplo, Lauri comercializa açúcar também para consumidores que vão até o seu sítio.

Na última safra a produção de derivados chegou a 12 mil quilos. O crescimento se intensifica à medida que cresce a fama da qualidade dos produtos. Decidido a permanecer na atividade e a incrementar ainda mais os negócios, Lauri instalou uma micro usina, profissionalizando assim ainda mais a produção. Os produtos são da fabriqueta que leva o rótulo “Le Bom”, expressão italiana que quer dizer “É Bom”.

Feira

Lauri é um dos produtores a fazer parte da Feira de Produtos Orgânicos, aberta recentemente através da Associação de Produtores Orgânicos de Palotina (Apop). Sobre a iniciativa, Lauri diz que a idéia de providenciar um local para exposição dos produtos é excelente e oportuna. “Muita gente procura pelos produtos naturais. Além disso este local ajuda os produtores”, resumiu Lauri.

Busca pelo natural

Mirla Ortolan: preferência pelos orgânicos >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaA senhora Mirla Ortolan é daquelas que não dispensa o uso de produtos naturais na alimentação. Visitando a Feira de Produtos Orgânicos e depois de haver comprado vários produtos, ela foi categórica é disse que “Palotina já deveria ter uma feira como esta há muito tempo.” Ela diz que a opção pelos orgânicos tem um objetivo, que é a manutenção da saúde. “É muito importante usar produtos naturais para o bem da nossa saúde”, resume.
A Feira de Produtos Orgânicos é aberta às sextas-feiras (das 19h00 às 22h00); sábados e domingos (manhã), ao lado da Bicicletaria Mainardi.

>>voltar para capa

geral
28/02/2003
Loteamentos irregulares provocam caos social, diz secretária

Rua aberta irregularmente: um dos problemas >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaA prefeitura do município de Palotina e o Ministério Público se juntam para tentar solucionar o grave problema da cidade, que são os loteamentos irregulares. Por conta da ocupação desordenada, inúmeros problemas têm sido enfrentados por moradores e pela própria prefeitura. As dificuldades vão desde deficiência na infra-estrutura dos lotes e vias até a falta de área verde institucional.

Na manhã de segunda-feira última (24), a secretária de Planejamento da prefeitura, Vanessa Bomm Bauermann, disse que o município tem como meta neste ano dar uma solução para esta problemática. Para tanto está sendo proposta uma ampla mobilização que envolve prefeitura, Ministério Público, Câmara de Vereadores, empresas loteadoras e a própria comunidade interessada.

Problemas

Vanessa: “este assunto tem urgência” >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaVanessa citou que as maiores dificuldades são verificadas nos bairros São Marcos, Pallace, Santa Mônica, Caiçara 1 e 2, CAIC e Jardim Guaritá. Entre os problemas mencionados pela secretária estão lotes menores do que o permitido; ruas sem a metragem mínima exigida; falta de área verde institucional, que precisa ser na ordem de, no mínimo, 10% do loteamento. Estas irregularidades somadas à falta de documentação dos terrenos pode comprometer o futuro da cidade e trazer sérios prejuízos aos moradores. Na opinião da secretária os problemas verificados nos loteamentos ferem o Plano Diretor da cidade e estão causando um verdadeiro caos social. “Precisamos resolver estes problemas com extrema urgência”, resumiu Vanessa.
Para resolver os problemas em questão a prefeitura acionou equipes formada por técnicos das áreas jurídica e de infra-estrutura que efetuam levantamentos.

>>voltar para capa

 

geral
28/02/2003
Fórum reúne rotarianos

Fórum do Rotary Club Palotina foi realizado no último domingo >>foto: divulgaçãoO Rotary Club Palotina, presidido por Milvo Missio, realizou no último domingo (23), no Teatro Municipal Ludovico Riedi, o Fórum Rotário, reunindo clubes de toda a região. Na oportunidade foram realizadas duas palestras. O empresário palotinense Pedro Celso dos Santos, ex-governador do Distrito 4640, abordou o tema “Rotary e a humanidade” e enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelo Rotary Club. A outra palestra foi ministrada por Robert Gordon Hickson (Bob) que discorreu sobre o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Ecosistema.

O Fórum Rotário 2003 contou com a presença também de autoridades municipais e regionais. Na ocasião participou o Governador do Distrito 4640, Massanobu Shimada, de Palmas e o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti.

Homenagem

Por ocasião do evento, o Rotary Club Palotina prestou uma homenagem ao empresário Oscar Luiz Frozza, que recentemente fez a doação de um gabinete odontológico para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Na ocasião o presidente da APAE, Eduardo Lima, aproveitou para agradecer a doação e ressaltou que o equipamento é um grande benefício para os alunos.

O Rotary Club Palotina tem um vínculo de apoio e auxílio com a APAE
há mais de 15 anos..

>>voltar para capa

 

geral
28/02/2003
Campanha da Fraternidade aborda idosos

Arquivo: Fraternidade >>foto: reproduçãoNa próxima quarta-feira (5) será lançada oficialmente em todo o Brasil a Campanha da Fraternidade 2003, que tem como tema “Fraternidade e pessoas idosas”e como lema “Vida, dignidade e esperança”. O lançamento da campanha, instituída pela Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), marca o início da Quaresma que culminará na Páscoa.

O pároco da Paróquia de Palotina, Padre Elói Róggia, disse à Folha que a campanha é um convite à reflexão sobre a situação a que estão submetidos os idosos do país. “Todos nós somos chamados à esta reflexão. É preciso olhar com mais amor e carinho os nossos idosos”, resumiu o padre.

>>voltar para capa

 

geral
28/02/2003
Começa hoje o Carnaval do ATC

Carnaval do ATC de 2002: festa dos blocos >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaA partir de hoje o Brasil literalmente pára diante da sua maior festa popular, que é o Carnaval. Nas grandes cidades os desfiles de escolas de samba e bailões populares nas ruas vão reunir milhares de pessoas até quarta-feira (5). Em Palotina e outras cidades da região e folia tem endereço certo, ou seja, nos clubes sociais. O Avenida Tênis Clube (ATC) está pronto para receber milhares de foliões no Carnaval 2003 que tem como tema “Alegria e Paz, a gente é que faz”. Serão quatro dias de animação - hoje (28), amanhã (1º), segunda-feira (3) e terça-feira (4), a cargo da Banda Miragem.

Blocos

Se depender da animação dos foliões que integram os blocos já inscritos, que reúnem de 40 a 80 pessoas, o Carnaval do ATC já é um sucesso. Um concurso vai premiar o bloco mais animado.

Matinês

A diretoria do ATC reservou dois dias para as crianças. A folia infantil será nos dias 2 e 4, a partir das 15h30.

>>voltar para capa

 

geral
28/02/2003
Carnaval Popular agita Bairro União

O Som MDR, sob responsabilidade de Belarmino e filhos, vai animar o Carnaval Popular que acontecerá no salão de festas do bairro União, de sábado (1º) a terça-feira (4). A programação consta de baile no sábado e na Segunda-feira (3) e matinê para crianças, nos dias 2 e 4, a partir das 15h00. Os baixinhos que comparecerem acompanhados dos pais não pagarão ingresso.

>>voltar para capa

 

geral
28/02/2003
Operação especial tenta coibir abusos no trânsito de Palotina

A Polícia Militar de Palotina resolveu adotar uma nova estratégia para combater abusos cometidos no trânsito. Depois de receber inúmeras denúncias e reclamações sobre motoristas que estariam praticando direção perigosa, a PM decidiu fazer uma fiscalização mais efetiva através de um policial disfarçado. Como resultado da tática, cinco motoristas foram flagrados só no último final de semana. Segundo o terceiro sargento Celso, do Destacamento da Polícia Militar de Palotina, a ação dos motoristas infratores vem ocorrendo sempre de madrugada, o que tem incomodado a população.

A ação policial não fica restrita apenas à advertência. Os motoristas que forem flagrados e que forem enquadrados na infração estarão sujeitos à multa de 180 UFIRs e ainda é intimado a vir a delegacia onde se submete a um Termo Circunstanciado. Outra penalidade é a perda do direito de dirigir, que pode vigorar de 1 a 13 meses. O motorista ainda pode ser preso e ter que prestar serviço à comunidade. “Nós vamos continuar combatendo este tipo de ação. Os motoristas devem ficar muito atentos porque a Polícia está de olho”, alerta Celso. O sargento revelou que os resultados da fiscalização com policial à paisana têm sido mais satisfatórios. “Quando a viatura está fazendo ronda dificilmente vê os abusos. Os motoristas infratores esperam a viatura ir embora para praticar a irregularidade”, observa.

>>voltar para capa

 

geral
28/02/2003
Salões de Beleza têm capacitação

Participantes do curso  >>foto: divulgaçãoOs empresários donos de salões de beleza de Palotina que aderiram ao Projeto Empreender participaram do primeiro encontro de capacitação, no início do mês. Na oportunidade foi realizado um curso de corte de cabelos que teve como instrutor Miguel Mendes, de Cascavel. O evento, realizado com apoio da Farmácia Santa Maria, é o primeiro de uma série de outros que acontecerão para proporcionar aos empresários a busca pela qualidade da atividade.

O curso envolveu a participação de 18 pessoas que atuam no Núcleo Setorial, além de vários voluntários.

>>voltar para capa

 

educação
28/02/2003
Formatura da UFPR

Arquivo: UFPR >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaNo último final de semana a comunidade acadêmica de Palotina esteve envolvida com a formatura de mais uma turma do Curso de Medicina Veterinária do Campus da Universidade Federal do Paraná. As solenidades foram bastante concorridas e marcadas pela organização. No Teatro Ludovico Riedi, palco da cerimônia de colação de grau, várias homenagens foram realizadas com a presença dos pais, professores, lideranças políticas e empresariais e a comunidade em geral. Na oportunidade esteve representando o reitor Carlos Augusto Moreira, o diretor do setor de Ciências Agrárias, professor Amadeo Bona Filho.

>>voltar para capa

 

educação
28/02/2003
Prazo de inscrição ao vestibular da Unioeste encerra hoje

Termina hoje o prazo para inscrição ao vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A instituição está ofertando 2.522 vagas distribuídas em 37 cursos de graduação. A inscrição pode ser feita diretamente nos campi das universidade - Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão - no valor de R$ 80,00 (com manual do candidato).

O vestibular será realizado nos dias 29, 30 e 31 de março. Maiores informações poder ser obtidas através do site: www.unioeste.br.

>>voltar para capa

 

política
28/02/2003
Governo de Palotina incentiva a especialização de mão-de-obra

Reunião com representantes da área de costura >>foto: divulgaçãoNa penúltima semana a administração municipal de Palotina promoveu duas reuniões com setores distintos da economia local para discutir a questão da formação e especialização de mão-de-obra. Com a participação do vice-prefeito Silmar Soligo; do gerente de Núcleo do Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (Senai), Unidade de Toledo, Ademir Fianetti; da secretária municipal de Indústria, Comércio e Agricultura, Rosane Riedi e da representante do Sebrae em Palotina, Fernanda Beninca, foram debatidos vários assuntos.

A reunião envolveu empresários das áreas de confecção, mecânica e metalúrgica e serviu para troca de idéias e experiências visando a elaboração de um plano de treinamento para a formação e especialização de mão-de-obra. Os representantes da prefeitura e Senai observaram na reunião que os empresários, mesmo de setores distintos, passam pelas mesmas dificuldades. Além da capacitação dos funcionários, existem outras questões envolvidas, como a disciplina, organização e comprometimento do funcionário com os resultados da empresa. “Em virtude desta constatação, torna-se necessário a elaboração de um projeto mais amplo, contemplando, além da formação e especialização de mão-de-obra, temas como relações interpessoais, planejamento, organização, comprometimento, além de outros temas. Vamos buscar parcerias com o Sebrae e a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Palotina (Acipa) no sentido de viabilizar treinamentos nessas áreas definidas pelos empresários”, destaca a secretária Rosane Riedi.

O vice-prefeito Silmar Soligo disse a intenção da administração municipal é a elaboração de um projeto de capacitação que atenda às necessidades das empresas locais, destacando a importância deste trabalho ser elaborado em conjunto com a classe empresarial para que dessa forma o setor seja fortalecido, gerando desenvolvimento para o município.

(Fonte: Assessoria/Prefeitura)

>>voltar para capa

 

política
28/02/2003
Giacometti se reúne com lideranças municipais

No último dia 13 o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti reuniu no seu gabinete, 28 presidentes de associações de moradores e de quatro clubes mães. Na oportunidade ele anunciou a liberação de recursos no valor de R$ 175 mil, que deverão ser investidos na reforma e ampliação de pavilhões comunitários e outras melhorias. “Esse foi um compromisso assumido por nossa administração junto às comunidades e estamos felizes por cumpri-lo”, destaca. Cada um dos 44 clubes de mães existentes no município também serão beneficiados com o valor de R$ 1.500,00.

(Fonte: Assessoria/Prefeitura)

>>voltar para capa

 

política
28/02/2003
Lideranças do PMDB de Maripá se reúnem em Toledo

Lideranças de Maripá e da região são recepcionadas pelo vice-governador Orlando Pessuti >>foto: divulgaçãoLideranças da região estiveram reunidas na última semana, em Toledo, durante a posse do novo diretor do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Moacir Fröehlich, e de Ivan Rauff, na chefia regional da Emater/PR.

Na ocasião estiveram presentes o vice-governador Orlando Pessuti; o deputado estadual Ademir Bier; o presidente da Emater/PR, Sabino Campos e a presidente do Diretório do PMDB de Maripá, Jacira Quirino Alves, além ainda da vereadora Denise Fraitag; Cassildo Zimermann e esposa, de Pérola Independente.

Na oportunidade Jacira foi recebida por Pessuti, com quem discutiu assuntos relacionados à política. Pessuti fez questão de frisar que apoia a candidatura de Jacira à prefeitura de Maripá nas eleições do próximo ano. “A Jacira é uma companheira de todas as horas, e tem nos ajudado em todas as eleições, participando tanto nas derrotas como também nas fantásticas vitórias, que se prolongarão até o ano que vem com a conquista da prefeitura de Maripá”, comentou o vice governador.

Com o aval do governador Roberto Requião, o PMDB Estadual deixou com Jacira o comando dos cargos públicos de Maripá. O diretório desta cidade trabalha em fortalecer reorganizar o partido e para o mês de abril já possui 116 filiados a serem cadastrados, somando um total de 875 filiados.

>>voltar para capa

 

esportes
28/02/2003
Ginástica Rítmica inicia atividades no dia 11

A Ginástica Rítmica de Palotina, juntamente com a prefeitura e Associação Palotinense de Ginástica Rítmica, vem há mais de dois anos desenvolvendo no município este esporte olímpico e feminino que encanta a todos que praticam.

Em apenas dois anos de trabalho, a equipe infantil sagrou-se campeã nos Jogos da Juventude do Paraná, no ano de 2002. A partir desse ano a GRD conta com um Centro de Treinamento localizado no antigo Ginásio de Esportes GOOL BOOL. No local serão desenvolvidas as aulas de Ginástica Rítmica para as escolinhas (iniciantes 05 a 14 anos ), também aulas de Ballet Clássico, estas para as ginastas que fazem parte da equipe de treinamento ou que serão selecionadas para integrar a seleção Palotinense de GR.

Novos horários foram implantados, de manhã e à tarde. As matrículas, que custam R$ 10,00, ainda estão abertas e as vagas são limitadas. As mesmas podem ser feitas no Ginásio Municipal Ardomar Somensi.
As aulas terão início no próximo dia 11 de março.

>>voltar para capa

 

geral
28/02/2003
Campeonato de som sobre rodas vai agitar Palotina

J.Júnior e Laércio Backes à frente da organização do evento >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaNo dia 9 de março um evento inédito promete movimentar Palotina. Será a etapa do Campeonato de Som Sobre Rodas, que será realizada na Estância Lazer Palotina, localizada próximo à região do BNH (Prolongamento da Rua Primeiro de Janeiro). Competidores de várias regiões estarão participando do evento, organizado pela J.Júnior Promoções. Além da competição envolvendo veículos equipados com som, haverá também a participação de motoqueiros de toda a região. Junto à Estância está sendo viabilizada uma pista destinada à realização de manobras radicais.

Para divulgar a promoção esteve na redação da Folha de Palotina, na última semana, J.Júnior, da empresa promotora e Laércio Backes, da Estância Palotina.

>>voltar para capa

 

esportes
28/02/2003
Interbairros começa no dia 15 de março

O Departamento Municipal de Esportes de Palotina já deu início aos preparativos para mais uma edição do Campeonato Interbairros de Futsal (Taça Casa Leonhardt/Disk Fest). O certame está programado para começar no dia 15 de março e o congresso técnico foi agendado para o dia 7, às 19h30. As equipes interessadas em participar poderão obter maiores informações entrando em contato com o Departamento de Esportes através do telefone 649-5217.

Futebol de Campo

Durante o congresso técnico do Interbairros de Futsal será apresentado o projeto do Inter Bairros e Comunidades de Futebol de Campo. O chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e diretor do Departamento de Esportes, professor Julio César Machado, está convidando os representantes de bairros e comunidades interessadas em participar deste campeonato para que compareçam ao congresso técnico.

Em relação ao Interbairros de Futsal, Júlio disse que a expectativa é que o campeonato atinja os resultados alcançados no ano passado.

>>voltar para capa

 

esportes
28/02/2003
Conselho de Educação Física faz alerta a não graduados

O Conselho Regional de Educação Física da 9ª Região do Paraná (CREF9/PR), está comunicando as inscrições para registro de não graduados em educação física estarão abertas até o dia 28 deste mês. Os interessados devem procurar a Coordenação Regional do conselho em Palotina, que funciona à Rua Ipiranga, 1230, sala 10 (prédio da rodoviária).

Segundo o coordenador regional, Oscar Beron, esta inscrição é muito importante porque credenciará os não graduados para que possam exercer a atividade de acordo com a lei.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 649-9559.

>>voltar para capa

 

esportes
28/02/2003
Equipes da Escolinha do Sansão goleiam Iporã

Em mais uma série de amistosos realizada no último sábado (22), equipes da Escolinha de Futebol do Sansão, conseguiram importantes vitórias. Na categoria Mirim Palotina disparou uma goleada de 13x0 sobre o advresário. No Infantil e superioridade também foi confirmada, com um placar de 8x1. Os amistosos aconteceram no campo da Asfuca (sede social dos funcionários da Coopervale) e os gols foram marcados pelos seguintes jogadores: Samuel (1), Tiago (3), Alisson (2), Augusto (1), Bugrão (1), Felipe (2), Leonardo (2) e Miguel (1).

No próximo dia 9 a escolinha voltará a campo para enfrentar em equipes de Eldorado-MS, em quatro categorias.

>>voltar para capa

 

esportes
28/02/2003
Departamento de Esportes inscreve corredores de rua

O Departamento Municipal de Esportes está comunicando a todos os atletas de corrida de rua que estão abertas as inscrições para os treinamentos, que serão realizados de segunda à quinta-feira, das 18h00 às 19h30, no Ginásio Municipal de Esportes.

Interessados devem obter maiores informações no próprio ginásio.

>>voltar para capa

 

esportes
28/02/2003
Jeepeiros fazem a festa

Quem foi ao Parque de Exposições João Leopoldo Jacomel no último domingo (23) pode conferir mais um show manobras radicais, com muita adrenalina. A segunda edição do Encontro de Jeepeiros, uma realização da Power Cross com apoio da prefeitura e Rádio Transamérica Hits, reuniu os melhores pilotos neste tipo de competição. Três categorias promoveram pegas espetaculares em meio a muita lama para um público superior a mil pessoas.

Confira algumas imagens:
Veículos adaptados chamaram a atenção Lama não foi obstáculo para os competidores

Pegas incríveis marcaram a competição

A cada ponto da pista novas emoções para os pilotos e para o público
fotos: Vanildo Cardoso/Folha de Palotina

>>voltar para capa

 

Enquete :
O que você vai fazer no carnaval?
Carlos Vilela “Mineiro”, operador de áudio: “Prefiro ficar em casa com a família. Também vou aproveitar os dias do feriado para trabalhar e conversar com parentes e amigos.”

Rose Mara Kreling, servidora pública: “Vou aproveitar o feriado de carnaval para trabalhar em casa. Também quero curtir a família e os amigos. Quanto à festa, prefiro só assistir pela televisão.”

Valter Gonçalves, auxiliar de escritório: “Pretendo ir ao clube e me divertir com os amigos. Gosto do carnaval porque é uma festa alegre onde podemos fazer novas amizades.”

Joaquim Pedro da Silva, aposentado: “Não participo e nem acompanho o carnaval. Vou á Igreja e aconselho as pessoas a fazerem o mesmo. É triste saber que a violência aumenta nesta época.”
fotos: Vanildo Cardoso/Folha de Palotina

>>voltar para capa

 

foto: Vanildo Cardoso/Folha de Palotina
imagem da semana
Criança se banha na água represada onde está sendo implantado o Lago Municipal, na região do bairro Interlagos. Embora precavido com um colete salva-vidas, o garoto não tem noção do risco que corre ao se refrescar na água que está insalubre.



curtas
Semana da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08/03), a Farmácia Santa Maria vai realizar uma interessante promoção. Os clientes que forem à farmácia na próxima semana (de segunda à sábado) serão atendidas gratuitamente por uma manicure. Para participar da promoção é preciso agendar um horário. Basta ligar para os telefones 649-4153 e 649-4004.


Amacol em Maripá

A partir de agora a cidade de Maripá passa a contar com uma loja Amacol, da rede Constru&Cia. A Amacol, que tem sede em Palotina, está no mercado há mais de 30 anos e a experiência e solidez também farão parte da nova loja que oferecerá uma grande variedade em materiais de construção. A loja está instalada na Avenida dos Farrapos, número 740.


Bier vem a Palotina

O deputado Estadual Ademir Bier (PMDB), deverá vir a Palotina nos próximos dias. A pauta da visita, segundo informou o vereador Valdir Perin, será uma reunião com moradores da Rota de Caminhões e uma visita ao Colégio Agrícola Oeste do Paraná. Quanto ao primeiro assunto, Perin acredita que o deputado quer conversar com os moradores para debater o problema do tráfego pesado na cidade.
Esta será a primeira visita de Ademir Bier a Palotina desde a sua posse para o segundo mandato na Assembléia Legislativa.

Copyright © Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda.
É proibido reproduzir o conteúdo da Folha de Palotina online para fins comerciais.
Projeto Gráfico, construção e atualização do site: Sinuê Giacomini