mande um e-mail para a Folha de Palotina online
6 a 12 de Dezembro de 2002











Charge feita por Leandro >>leandrocharges@ig.com.br



powered by FreeFind



 

GERAL
06/12/2002
Inauguradas novas instalações do Fórum da Comarca

O juiz Ruy Alves Henriques Filho e o desembargador Luiz Gonzaga Milani de Moura descerram a placa inaugural >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaO Fórum da Comarca de Palotina já está funcionando em novo endereço, à Rua 15 de Novembro, ao lado do Posto de Saúde. A inauguração do prédio, que foi totalmente remodelado, aconteceu na última segunda-feira (02), com as presenças de autoridades, entre elas o desembargador Luiz Gonzaga Milani Moura, que esteve representando o presidente do Tribuna de Justiça do Paraná. A solenidade de inauguração foi conduzida pelo Juiz de Direito da Comarca de Palotina, Dr Ruy Alves Henriques Filho e contou também com a presença do ex-diretor do Fórum, Dr. Bianor Bottega, que atualmente está em Toledo; do prefeito Luiz Ernesto de Giacometti; do presidente da Câmara Municipal, vereador José Pedro Bento Filho; do juiz de Direito da Comarca de Guaíra, Dr. Marcos Frazzon, que esteve representando o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná e Ingrid J.P de Azevedo, representando os serventuários da Justiça da Comarca de Palotina.

Autoridades durante o ato solene de inauguração >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaO presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Pedro Bento Filho, lembrou o esforço das lideranças de Palotina que culminaram com as conquistas alcançadas no âmbito da justiça. Já o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti considerou que o investimento efetivado pelo Tribunal de Justiça é para dar mais apoio ao trabalho do Judiciário e, sobretudo, melhorar a qualidade dos serviços prestados. Enimar Pizatto, presidente da Sub-Seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Palotina, ressaltou que a reforma e ampliação da estrutura do Fórum está possibilitando melhoria nas condições de trabalho da justiça local. “Os advogados de Palotina agradecem as melhorias e aos juizes pelo grande esforço desprendido em prol desta conquista”, disse.

Representando a Promotoria da Comarca de Palotina, a Dra. Maria Julia Barriel Soares, enalteceu que indiscutivelmente a comunidade palotinense é a grande beneficiada com a sede própria do Fórum. “O Ministério Público deseja que esta sede seja de todos”, resumiu.
O Juiz de Direito da Comarca de Palotina, Dr. Ruy Henriques Filho, discursou e fez questão de ressaltar que a reforma e ampliação do Fórum foi possível graças à boa vontade do município e do Tribunal de Justiça. Na oportunidade ele aproveitou para se despedir da comunidade. O juiz está se transferindo para Cascavel. O desembargador elogiou a estrutura que abriga as atividades do Fórum.

>>voltar para capa

GERAL
06/12/2002
Palestra ensina prevenção

Palestra foi realizada no Teatro Municipal Ludovico Riedi >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaUma importante atividade foi realizada na última segunda-feira (2) em Palotina, dentro da programação que marcou a passagem do Dia Mundial de Lutra Contra AIDS (1º/12). A partir de uma iniciativa das acadêmicas palotinenses do Curso de Enfermagem da Unipar, o médico infectologista Ricardo Persi, esteve ministrando palestra para jovens e adolescentes, além de profissionais da área de saúde. A palestra, realizada no Teatro Municipal Ludovico Riedi, atendeu na sua maioria estudantes que puderam obter informações sobre as formas de prevenção.

>>voltar para capa

 

geral
06/12/2002
Braslopes premia Destaques do Ano

Na próxima terça-feira (10), o Instituto de Pesquisas Braslopes estará efetuando a entrega dos certificados de Destaque do Ano para empresas e personalidade escolhidas em recente pesquisa. A solenidade acontecerá na Churrascaria Soledade, a partir das 20h30. Entre os premiados estarão a Folha de Palotina, eleita como o melhor jornal do ano e a Gráfica Imprevale. A colunista social Tatiana Gelow também será homenageada na sua categoria. A diretora Julieta Sari receberá o certificado na categoria Diretora de Jornal.

>>voltar para capa

 

geral
06/12/2002
Ivo Riedi recebe homenagem da Cargill

Ivo Riedi recebe o prêmio de José Luis Glaser, diretor da Unidade de Negócios do Complexo Soja e Grãos da Cargill >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaEm reconhecimento à parceria mantida com o grupo I.Riedi, a Cargill prestou uma homenagem ao empresário Ivo Riedi. Durante um jantar de confraternização realizado nesta quinta-feira (5), diretores da empresa estiveram em Palotina para efetuar a entrega do prêmio conferido à I.Riedi como sendo a principal fornecedora de soja à Cargill. A parceria existe desde 1975 e neste ano de 2002 o volume comercializado chegou a 140 mil toneladas.

Ao receber o premio, o empresário Ivo Riedi ressaltou que a Cargill é uma empresa como a I.Riedi e pode ser considerada como uma grande família. Ivo disse que a parceria mantida com a Cargill é muito importante, enfatizando que “esta é uma parceria muito valiosa que vem sendo cultivada há muitos anos”, resumiu.

Ivo exibe o prêmio que recebeu da Cargill contemplando a I.Riedi como uma das principais fornecedoras >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaPara a entrega do prêmio a Ivo Riedi, estiveram em Palotina o diretor da Unidade de negócios do Complexo Soja e Grãos, José Luis Glaser e os gerentes regionais Valdir Bertolino (São Paulo); Flávio Frantz (Ponta Grossa) e Marcos Moreschi (Cascavel).

A homenagem foi acompanhada também pelo prefeito Luiz Ernesto de Giacometti e pela primeira dama, Miriam Helena Souto de Giacometti.

>>voltar para capa

 

geral
06/12/2002
Firmado convênio entre Rede Vip e Prefeitura

Momento da assinatura do convênio entre o município e a REDE VIP >>foto: Adilson Teixeira/Folha de PalotinaNo mês de Novembro foi firmado convênio entre a Prefeitura Municipal de Palotina e a REDE VIP. Segundo Airton Gonçalves de Lima, Diretor do Departamento de Recursos Humanos, “o convênio vem beneficiar o servidor de várias formas, entre elas é a diversidade de fornecedores que o cartão REDE VIP têm a disposição atendendo com o preço à vista. O cartão vêm também minimizar o trabalho do recursos humanos, visto que não há mais necessidade de ficar entregando e separando vales para lançamento na folha, pois a central fornece mensalmente o relatório dos gastos por funcionário”, destaca.

O diretor da REDE VIP, Marcos Heuert, agradeceu a confiança do prefeito Luiz Ernesto de Giacometti e todos os funcionários pela adesão ao sistema REDE VIP. “Com esse convênio consolida-se o sistema em Palotina e abrem-se as portas para outros municípios, sempre através de franquias, com um sistema ágil e avançado”, frisa Marcos.

Para Roselei Gubert Delai, franqueada do município de Palotina tendência do uso do cartão hoje é indiscutível. Ela destaca que “estamos implantando com muito sucesso um sistema que vêm beneficiar tanto os usuários como os fornecedores, minimizando serviços, alavancando vendas e colaborando para com o desenvolvimento de nosso município”.

>>voltar para capa

 

geral
06/12/2002
Atividades incentivam leitura da Bíblia

Abertura da programação aconteceu na segunda-feira >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaNuma iniciativa do Conselho de Pastores Evangélicos de Palotina, está sendo desenvolvida uma extensa programação nesta semana para marcar o Dia da Bíblia. A data no meio evangélico é celebrada sempre no dia 8 de dezembro e desde segunda-feira (2), várias atividades vêm sendo realizadas em uma sala ao lado da Escola de Idiomas CCAA, na Rua 21 de Abril. Exposição de Bíblias históricas e até mesmo a comercialização de volumes novos, com preços promocionais, cumprem o objetivo do evento que é o incentivo à leitura do livro mais importante para a humanidade.

A abertura da programação aconteceu na noite de segunda-feira com as presenças de pastores e membros de várias igrejas evangélicas de Palotina. Também estiveram presentes os vereadores Jonas Mário Vendrúsculo e Eurico Fernandes Barbosa, além da diretora do Departamento Municipal de Esportes, Flávia Kuhn.

Leitura da Bíblia

Dentro da programação da Semana da Bíblia, os evangélicos também estão dispostos a tornar o evento histórico. A Bíblia está sendo lida de forma ininterrupta, ato que será concluído em 135 horas. Todos os livros da Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, estão sendo lidos pelos participantes da promoção. Quem tiver interesse em visitar a exposição ou mesmo adquirir Bíblias, poderão se dirigir ao local no horário das 8h00 às 22h00.

O encerramento das atividades relativas à Semana da Bíblia acontecerá neste domingo (9), com culto especial que será realizado no local da exposição, às 9h30. Na oportunidade estará se apresentando o Quarteto Templo, de Londrina.

>>voltar para capa

 

geral
06/12/2002
Pojeto Empreender atenderá produtores de orgânicos

O Próximo Núcleo Setorial a ser montado é o dos produtores orgânicos. Na última terça-feira este grupo esteve reunido com a consultora do projeto, Symone Alonso, que levou a proposta aos integrantes e explicou o funcionamento do projeto.

Os produtores aceitaram participar e demonstraram-se muito entusiasmados com a possibilidade de crescimento da área. Também estiveram presentes neste encontro o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti e o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acipa), Jucenir Stentzler. Este falou da importância dos agricultores orgânicos estarem aderindo ao Projeto Empreender e destacou os benefícios que eles terão ao se associarem à ACIPA.
O prefeito fez alguns relatos de sua viagem a Espanha onde pôde visitar alguns produtores orgânicos, fazendo assim um comparativo das duas realidades. Ressaltou a importância de estarmos sempre comprometidos com a qualidade, em todos os setores.

Ao final do encontro o grupo, que já tem uma associação montada, que é a APOP (Associação de Produtores Orgânicos de Palotina) aderiu ao projeto e já agendou alguns passos que se realizarão com o apoio do SEBRAE. “Parabéns aos agricultores orgânicos que estão demonstrando sua preocupação e seu compromisso com o crescimento, não só de suas empresas mas como de todo o município que será beneficiado com este crescimento”, destaca Symone Alonso.

>>voltar para capa

 

rural
06/12/2002
Bons resultados dependem de planejamento, diz especialista

Sidnei Aparecido Baroni: “É preciso definir um foco” >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaO produtor precisa definir um rumo, um foco para o seu negócio e estabelecer suas metas, de forma clara. Esta foi uma das recomendações repassadas pelo engenheiro agrônomo e especialista em administração Rural, Sidnei Aparecido Baroni, durante o curso “Gestão Estratégica do Negócio Leite”, promovido nesta semana, no Centro de Treinamento da Coopervale. Segundo Sidnei, que é técnico da Emater/PR de Maringá, é preciso ainda considerar o processo de produção para alcançar resultados mais eficientes na propriedade. “O sucesso de qualquer empreendimento passa pela confiança naquilo que se está fazendo. É preciso ter fé, disciplina, perseverança, determinação e trabalho. Estas são peças chaves do processo”, ressalta.

Promovido pela Emater/PR, em parceria com a C.Vale/Coopervale, o curso envolveu mais de 15 participantes, todos ligados à produção leiteira. Durante três dias (segunda, terça e quarta-feiras), Sidinei aproveitou a oportunidade para repassar informações sobre o processo de gestão de propriedades, cuja temática tem sido enfocada por todo o Estado com objetivo de possibilitar um melhor no sistema de produção.

Planejamento

O controle da atividade foi apontado pelo especialista como sendo um dos maiores problemas dos processos administrativos adotados no meio rural. Sidnei registrou que, por uma questão cultural, a maioria dos produtores não fazem o planejamento e controle do negócio. “Até pouco tempo não era necessário fazer esse controle, mas hoje, dado ao grau de competitividade do mercado, isso é fundamental”, garante. O técnico citou alguns exemplos de segmentos que devem ser controlados pelo produtor para viabilizar seu negócio. Entre os controles está o de sanidade do rebanho, por exemplo. O produtor precisa fazer o monitoramento de doenças e eliminá-las para não comprometer o desempenho econômico da propriedade. Outra questão é o acompanhamento da produção diária e o controle dos custos.

“O sucesso da atividade leiteira depende basicamente de atitudes do produtor frente ao monitoramento e à utilização das informações de forma eficiente, com uma boa assessoria técnica”, finalizou Sidnei.

>>voltar para capa

 

rural
06/12/2002
Recadastramento na Área de Fronteira

O deputado federal Moacir Micheletto alerta que no dia 31 de dezembro 2002 vence o prazo para que os proprietários de imóveis rurais na Faixa de Fronteira (150 quilômetros à partir da fronteira), fazerem o recadastramento junto ao INCRA conforme, Lei n.º 9.871 de 23 de novembro de 1999. O prazo inicial era em 31 de dezembro de 2001, que foi prorrogado, porém as perspectivas é que não haja outra prorrogação, pois depende de votação no Congresso Nacional ou Medida Provisória e o tempo necessário para está insuficiente, já que o Congresso tem ainda que votar as MP’s que estão tramitando e finalizar o ano com a aprovação do Orçamento.

Quem tem que fazer o recadastramento: Proprietários de imóveis rurais com área superior a 15 Módulos Fiscais; Proprietários de mais de um imóvel rural.

Quem não fizer o recadastramento estará sujeito a perder a terra. Em 2001 a Federação da Agricultura do Estado do Paraná distribuiu a todos os Sindicatos Rurais o material e modelos sobre o assunto, interessados devem procurar os Sindicatos Rurais o mais breve possível.

>>voltar para capa

 

educação
06/12/2002
Prêmio Agrinho sai para professora e aluna de Assis

Professora e aluna de Assis Chateaubriand: prêmio no Agrinho 2002 >>foto: divulgaçãoPelo terceiro ano consecutivo, Assis Chateaubriand foi premiado com o Projeto Agrinho do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O projeto da professora Zilda Borges, intitulado “Liderança e Integração”, desenvolvido com os alunos da 4ª série da Escola Municipal Janice Galdino, do Jardim Panorama, ficou em 3º lugar na regional. Já a aluna de Zilda, Gracy Kelly Mazuhovitz ficou em 1º lugar na categoria redação. As duas foram premiadas com uma televisão de 20”. Pelo Projeto, Zilda também foi premiada com um aparelho de som.

A festa de premiação aconteceu no último dia 25, em Curitiba. O prefeito Vitor Pestana; o deputado federal Moacir Micheletto; a gerente de Educação, Sonia Sala; a diretora da Escola Janice, Neusa Mota; a supervisora Márcia Marcato e os pais de Gracy, José e Rutiléia Mazuhovitz participaram da solenidade de premiação à professora.

“É muito gratificante ver o trabalho de um professor sendo coroado através de seus alunos”, frisou Sonia. Para o prefeito Vitor, esse concurso tem motivado professores e alunos. “O Agrinho já se tornou um desafio permanente em nosso município. Se Deus quiser e a criatividade dos nossos alunos e professores prevalecer, continuaremos por muitos anos indo até Curitiba receber esse tipo de premiação”, complementou. O deputado Micheletto, enfatizou que o Senar, tem contribuindo muito na qualificação do homem do campo e comunidade. “Todos os temas abordados pelo programa faz com que os participantes se envolvam e transformem o meio em que vivem”, comentou.

Assis Chateaubriand vem participando do Concurso do Agrinho há seis anos. Mas essa foi a primeira vez na história do município, que professora e aluna da mesma escola são classificadas e o segundo ano consecutivo que professores da mesa escola são premiados. “Estou muito emocionada, principalmente porque eu fui classificada e a minha aluna também. Essa premiação é um reconhecimento do nosso trabalho”, destacou Zilda.

Assis premiado

Por três vezes o município foi premiado no Concurso do Agrinho. No ano passado, a professora também da Escola Municipal Janice Galdino, Rosimeri Mariano da Silva Castro, trouxe o principal prêmio, um carro zero km (Fiat Uno branco), e uma TV 14” por ter apresentado o melhor Projeto na área de Saúde da Região Oeste. Além desse prêmio, a aluna da Educação Infantil (pré-escolar) da Escola Municipal Nelita Ramos Sabella, Bruna Marynowak Alfredo, de 6 anos e sua professora Magali Pereira de Farias ficaram em 3ª lugar na categoria desenho. Elas ganharam um aparelho de som cada. Em 1999, foi a vez do então aluno da 3ª série, da Escola Nelita Ramos Sabella, Thiago Henrique, que trouxe o prêmio de terceiro lugar em redação com o tema Cidadania.

>>voltar para capa

 

educação
06/12/2002
Campus da UFPR recebe melhorias

Portal: uma nova visão na entrada do Campus >>Foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaDuas importantes melhorias foram concretizadas recentemente e que beneficiaram o Campus Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialmente a área onde está instalado o Hospital Veterinário. A primeira é visível logo na entrada. Trata-se de um portal, cuja construção seguiu um projeto de moderna concepção urbanística, elaborado pela arquiteta Vanessa Bomm Bauermann. A edificação é resultado de uma parceria envolvendo a prefeitura, pais de alunos, algumas empresas da cidade e também a Associação dos Amigos do Campus.

Outra melhoria muito importante é a pavimentação asfáltica nas vias de acesso, no pátio do Hospital Veterinário. O asfalto foi construído pelas empresas CBB Indústria e Comércio de Asfalto e Engenharia Ltda, de Curitiba e a Mineração Palotina, de Palotina.
Colaboraram com a construção do portal no Hospital Veterinário as famílias de Danilo Donin, Delvino Sponchiado, Mário Vigne, Ely Bez, Acildo Rorig e Cleimar Mattei. O Campus também contou com apoio da Rivel Consórcios e Lajes Pedrão.

>>voltar para capa

 

política
06/12/2002
Vereador sugere programa para área rural

Vereador Val: programa para incentivar o uso da Nota do Produtor Rural >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaO vereador Osvaldo Paulino de Freitas “Val” foi à Tribuna da Câmara Municipal na última terça-feira (3) para sugerir maior atenção ao setor rural no que diz respeito à manutenção, principalmente, das estradas e carreadores. Segundo Val muitos produtores recorrem à prefeitura para que os carreadores sejam recuperados e os mesmos necessitam pagar pelo serviço. Na opinião do vereador este fato tem inibido o uso da Nota do Produtor Rural. A sugestão é que o município idealize um programa que permita incentivar o uso da Nota do Produtor e que haja disponibilidade de recursos para efetuar os serviços pedidos pelos produtores e que atualmente são cobrados. “Os pequenos produtores vêm sofrendo muito atualmente. Eles recebem pouco por aquilo que produzem. Temos que criar alternativas para que haja um incentivo maior ao uso da Nota do Produtor. Com isso todos serão beneficiados, os produtores e o município”, disse.

>>voltar para capa

 

política
06/12/2002
Projeto de Lei autoriza descontos em multas e juros

Com objetivo de regularizar e redimensionar a dívida ativa do município, a atual administração municipal de Palotina encaminhou à Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei nº 1.615 que institui no município o Programa Refipa (Programa de Recuperação Fiscal de Palotina). Com a aprovação da Câmara de Vereadores, o Projeto autorizou o poder Executivo oferecer descontos nas multas e juros da dívida ativa do município.

A Secretaria Municipal de Finanças faz um apelo aos contribuintes que estão em débito, que compareçam o mais breve possível no Departamento de Tributação da Prefeitura para regularizar sua situação junto ao município, uma vez que o prazo de validade do Projeto de Lei que autoriza o poder público oferecer descontos nas multas e juros da dívida ativa, expira no próximo dia 20 de dezembro.

Segundo o secretário de Finanças, Roberto Endres, a data estipulada para o término dos descontos não será prorrogada. Por tanto, quem ainda está inscrito em Dívida Ativa com o município de Palotina e quer ser beneficiado com os descontos nas multas e juros de seus tributos, deve comparecer no Departamento de Tributação da Prefeitura dentro do prazo em questão.

(Assessoria)

>>voltar para capa

 

política
06/12/2002
Márcio sugere melhorias em ruas do Vô Konrad

Vereador Márcio José da Silva: “Moradores do Vô Konrad têm dificuldades” >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaOs vereadores palotinenses se reuniram na última terça-feira (03) em regime ordinário para mais uma sessão. Na pauta constaram diversos projetos do Executivo que receberam aprovação. O vereador Márcio José da Silva (PDT), apresentou requerimento em que solicita o encaminhamento, por parte da prefeitura, informações sobre a Escola do Trabalho. Márcio pede um balanço dos cursos realizados desde janeiro de 2001 até o momento, bem como o a relação vagas/alunos. Ainda foi pedido pelo vereador o custo de cada curso e a modalidade de pagamento efetuada pela entidade.

O vereador disse que com as informações quer tomar conhecimento das atividades realizadas na Escola do Trabalho para repassá-las à população.

As dificuldades enfrentadas em dias de chuva pelos moradores do bairro Vô Konrad foram lembradas pelo vereador Márcio José da Silva durante a sessão. “Em dias de muita chuva as ruas ficam praticamente intransitáveis. Alguma coisa precisa ser feita para melhorar a vida dos moradores”, disse.

Semana da Bíblia

O vereador Jonas Mário Vendrúscolo aproveitou a sessão para destacar a programação realizada pelo Conselho dos Pastores Evangélicos de Palotina para marcar o Dia da Bíblia. A Semana da Bíblia está acontecendo através de exposição, comercialização e leitura da Bíblia Sagrada. “Esta iniciativa é louvável porque oportuniza o acesso de mais pessoas à Bíblia”, destacou Jonas.

>>voltar para capa

 

política
06/12/2002
Rusch defende manutenção de investimentos industriais

Deputado Élio Rusch: “O Paraná ganhou com a industrialização” >>foto: divulgaçãoO deputado estadual Élio Rusch defendeu a manutenção e a ampliação da atividade industrial no Estado. O parlamentar destaca que para cumprir as prioridades do novo Governo é preciso aproveitar ao máximo o enorme potencial econômico da industrialização. “O Paraná ganhou muito em termos de empregos e de circulação de riquezas. Não são apenas impostos, mas, também, salários que geram novos empregos e novas oportunidades”, Frisa Rusch. Ele lembra que, “com o surto industrial, se formaram, em torno das principais indústrias grandes complexos de fornecedores voltados para as unidades fabris, mas houve a ativação e a ampliação do pequeno comércio. Nasceram muitas lojas, mercados, bares, restaurantes e muitos outros estabelecimentos. Esses retornos, indiretos, ativam o comércio, ampliando o crescimento”.

Élio Rusch entende que “o Paraná pode ser um grande aliado do Brasil nas futuras negociações com os grandes organismos multilaterais. O nosso Estado é um bom parceiro do Banco Mundial e muito do nosso desenvolvimento se deve a um rigoroso planejamento. Só para os próximos 4 anos temos contratados mais de R$ 3 bilhões com parceiros externos. Além disso a arrecadação está em expansão e muitos projetos estão chegando à fase de maturação em que passarão a recolher os impostos diferidos nos últimos anos”.

Agroindústria

Rusch espera que em razão dos amplos investimentos sociais prometidos pelo novo Governo haja um aumento dos investimentos na agropecuária e na agroindústria. “É com investimentos no setor primário que serão viabilizadas as iniciativas de combate à fome e a criação de novas frentes de trabalho”, considera.

>>voltar para capa

 

variedades
06/12/2002
Audição Musical teve mais de 60 apresentações

Apresentação de teclado >>foto: Adilson Teixeira/Folha de PalotinaNa quinta e sexta-feira da semana passada a Escola do Trabalho e Academia Mozart realizaram a 8ª Audição Musical, reunindo alunos que freqüentam os cursos realizados durante o ano. A audição, realizada no Teatro Municipal Ludovico Riedi, contou com mais de 60 apresentações, envolvendo mais de 100 alunos dos cursos de violão, violino, teclado e técnica vocal.

O prefeito Luiz Ernesto de Giacometti compareceu à abertura da audição e fez questão enaltecer o bom trabalho desenvolvido pelas entidades. Giacometti ficou satisfeito com as apresentações e disse que “a Escola do Trabalho tem atuado de forma exemplar no sentido de assegurar a oferta de novas oportunidades em termos de cursos”. A coordenadora da entidade, Dirce Gardin, aproveitou a oportunidade para agradecer os professores envolvidos com o segmento de música e conferiu aos alunos o mérito pelo sucesso de mais uma audição musical. “Nossos alunos demonstraram, com muito talento, que os cursos estão sendo bem aproveitados”, resumiu.

Também estiveram acompanhando a audição, o vice-prefeito Silmar Roque Soligo e a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Flávia Kuhn.

Cursos

Além dos cursos já mencionados, a Escola do Trabalho oferta também curso de bateria. Mais de 180 alunos vão àquela entidade para o aprendizado. Segundo o professor Cézar Ribeiro, o número de interessados em freqüentar cursos na área de música vem crescendo a cada ano. Ele prevê que no próximo ano deverão ser dedicados três dias para as apresentações da audição musical. “Para possibilitar que todos os alunos participem, serão necessários três dias de apresentações”, confirma.

>>voltar para capa

 

variedades
06/12/2002
Vovôs de São Camilo encerram atividades de 2002 com teatro

Durante o encerramento das atividades do Clube do Vovô de São Camilo, um grupo de alunos do Curso “Cuidador de Idosos” apresentou uma dramatização como o tema “Idoso em família e na sociedade”. O objetivo foi mostrar a valorização do idoso para si mesmo e a responsabilidade da família junto ao mesmo, acima de tudo, o respeito e a dignidade para com todos. Também prestigiaram a apresentação, a primeira dama Mirian Helena Souto de Giacometti; Cleide Baumgartner, responsável pelos Clubes do Vovô e as professoras do curso, enfermeira Maristela e assistente Social Arilda Demarco.

>>voltar para capa

 

variedades
06/12/2002
Festividades marcam encerramento dos trabalhos nos Clubes do Vovô

Na última quarta-feira (4), aconteceu o encerramento das atividades referentes ao ano de 2002 dos clubes do Vovô de Palotina. O evento aconteceu no Centro de Convivência da Família, na Praça XV de Novembro e contou com a presença do vice-prefeito Silmar Soligo; da primeira dama e secretária do Trabalho e Ação Social, Miriam Elena Souto de Giacometti; da coordenadora dos Clubes de Mães e dos Clubes do Vovô do município, Cleide Baumgartner e da presidente dos Clubes do Vovô de Palotina, Vanda Soligo, além de aproximadamente 500 idosos que participam das atividades realizadas uma vez por semana.

Durante o evento os participantes receberam uma pequena lembrança e puderam assistir uma emocionante apresentação do coral do Caic “Pequenos Cantores Vozes do Céu” formado por 65 crianças.

As festividades tiveram início as 13h00 e término às 17h00, quando foi servido lanche aos participantes. Segundo a coordenação dos Clubes do Vovô, nos próximos dias estará acontecendo uma reunião com todos os diretores dos clubes, onde juntos definirão um cronograma de atividades que serão realizadas durante o ano de 2003.

>>voltar para capa

 

regional
06/12/2002
Maripá incentiva Banda Municipal

Da formação à manutenção da Banda Municipal de Maripá, o incentivo dado pela prefeitura do município tem sido notável. Uniforme e novos instrumentos são repassados àquela corporação musical que participa dos principais eventos do município, além de representar Maripá em outras regiões.

Segundo o maestro Fernando Roos, que dirige a banda, os músicos estão satisfeitos com o apoio recebido da administração municipal. “O prefeito Dorival Moreira tem se mostrado um grande incentivador da cultura”, resume Fernando.

A Banda Municipal de Maripá foi criada em 1995 e na avaliação do maestro Fernando, que também dirige a Banda Municipal de Palotina, houve uma evolução muito grande. O grupo de músicos é formado por jovens e adultos. Em abril do ano que vem o município deverá sediar um Encontro de Bandas Regional.

>>voltar para capa

 

esportes
06/12/2002
PEC chega às finais da Copa Oeste

Equipe de Palotina: campanha elogiável >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaA semi-final da Copa Oeste de Futebol, promovida pela Liga de Futebol de Assis Chateaubriand, com o jogo entre Palotina e Brasilândia do Sul, no último domingo (1º), fez reviver antigas emoções em que a comunidade local ia ao campo prestigiar sua equipe preferida. A Vila Paraíso, palco de um duelos mais importantes do campeonato, viu e aplaudiu o Palotina Esporte Clube (PEC), defender com muita garra e determinação a grande chance de seguir à frente no campeonato. O grande número de torcedores também pôde ver a classificação do PEC para a grande final.

A equipe de Palotina abriu o placar com Adelcio mas permitiu a virada do adversário. Tal qual uma grande equipe, o PEC empatou e a decisão foi para as cobranças de penalidades. A boa pontaria e a participação decisiva do goleiro Lalau, que defendeu uma das cobranças, colocou o PEC na final da Copa Oeste.

A equipe palotinense vai enfrentar na final do campeonato a equipe da Associação, de Assis Chateaubriand. O primeiro jogo acontecerá neste domingo (8), novamente no campo da Vila Paraíso. A coordenação da equipe palotinense está convidando novamente os torcedores a comparecerem para dar incentivo à equipe. A segunda e decisiva partida do campeonato acontecerá em Assis Chateaubriand, em data a ser ainda determinada.

Uma equipe de garra

O vereador Antoninho Luiz Cechi, um dos incentivadores da equipe de Palotina, disse à Folha de Palotina que os bons resultados alcançados no campeonato regional se devem à garra dos jogadores. Ele destacou o trabalho conjunto que vem sendo realizado para resgatar o futebol de Palotina. “Este primeiro passo foi muito além das expectativas. Os jogadores e comissão técnica estão de parabéns pela excelente campanha realizada no campeonato”, disse Cechi. O vereador lembrou que a campanha pode ser considera excelente porque a equipe foi formada em tempo recorde e com “pratas da casa”.

>>voltar para capa

 

esportes
06/12/2002
Palotina disputa Meia Maratona em Toledo

Cleuza cruza a linha de chegada em segundo lugar >>foto: divulgaçãoNo último domingo (1º) o município de Palotina esteve sendo representado na 1ª Meia Maratona, realizada em Toledo e que reuniu a participação de mais de 900 atletas, divididos em várias categorias. De Palotina competiram na prova 8 atletas, que obtiveram bons dado ao nível da competição.

O melhor desempenho foi conquistado por Cleuza Cremonese Seibel, na Categoria Veterano Feminino. Ela ficou em segundo lugar. Na Categoria Infantil, Ricardo Marra conquistou o sexto lugar entre 400 atletas que participaram da prova. Na Categoria Juvenil Lindomar Vargas ficou em nono lugar e Rafael Lorini Ricini obteve a 16ª colocação.

Também estiveram representando Palotina Adriano Colling Neto, Adriano Canuto da Cruz, Márcio Pires de Oliveira e Anderson Leal da Silva.

A equipe de Palotina foi à maratona com apoio da Prefeitura, através do Departamento Municipal de Esportes e também da Clínica do Dr. Jorge Ferreira Braga; Coelpa Materiais Elétricos e Clube Real da Amizade.

>>voltar para capa

 

esportes
06/12/2002
Palotina está na final do Moleque Travesso

Equipe que vai disputar a do Moleque Travesso >>foto: Adilson Teixeira/Folha de PalotinaA equipe infanto da Escolinha de Futsal de Palotina está na final do V Campeonato Regional de Futsal Moleque Travesso promovido pela AABB de Cascavel. A equipe conseguiu sua classificação no último final de semana, vencendo a equipe de Medianeira, pelo placar de 09x03.

Os gols de Palotina foram marcados por Claudemir, Guilherme(3), Juninho, Jeferson, Tiago(2), e Ricardo. Segundo o professor Sergio Formighieri (Pithy), a equipe chegou a esta final com muito mérito. “Até agora ainda não perdemos e temos todas as possibilidades de conseguir este título, de forma invicta”, ressalta.

O professor Sérgio agradece à prefeitura Municipal de Palotina; a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e a empresa Metalúrgica De Bona, pelo apoio dado à Escolinha de Futsal de nosso município.

>>voltar para capa

 

variedades
06/12/2002
Coral Municipal São Pedro divulga Palotina pelo Paraná

Coral Municipal São Pedro: vozes unidas  >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaComo já disse Roquete Pinto, “todos os povos sabem cantar em coro. Nas horas tristes e momentos felizes, unem-se as vozes nas canções da Pátria, sublimando o júbilo ou espantando o mal do desespero. O canto em coro, praticado desde a infância, propagado nas escolas, oficinas e nos lares, dará gerações renovadas na disciplina dos hábitos da vida social, homens e mulheres que saibam, pelo bem da terra, cantando trabalhar e, por ela, cantando dar a vida”.

O Coral Municipal São Pedro, de Palotina, parece carregar consigo esta nobre missão. Presente em vários eventos importantes ao longo do ano, o coral será uma das atrações da programação natalina que será desenvolvida neste mês. Mas o canto coral tem propagado Palotina para inúmeras outras regiões. Foram várias apresentações que aconteceram neste ano. Entre tantas expressões de cunho artístico e cultural, das quais a população pode se orgulhar, o Coral Municipal São Pedro é uma delas.

Nélson Hendges, diretor do Coral Municipal São Pedro: “Cantar é divino” >>foto: Vanildo Cardoso/Folha de PalotinaDedicação

A reportagem da Folha de Palotina esteve acompanhando os ensaios do Coral Municipal São Pedro e pôde conferir o quanto os participantes se dedicam à atividade. O resultado não poderia ser diferente: um canto coral de qualidade, com harmonia e perfeita sintonia de vozes.
Os ensaios acontecem uma vez por semana, às quintas-feiras, no Teatro Municipal ou na Secretaria Municipal de Educação.

O coral foi criado em abril de 1995 e o nome é uma homenagem ao padre pioneiro Pedro Reginatto, que o criou e também por ser um grande incentivador do canto-coral. Contando atualmente com 22 integrantes, o coral é dirigido por Nélson Hendges e tem como maestrina, Andréia Queiroz Galvão. O repertório é formado de cantos sacros, populares e folclóricos, com ênfase a cantos italianos para fazer jus à tradição mantida por inúmeros palotinenses que são descendentes de famílias italianas. “O canto é a maior e mais importante manifestação de nossos sentimentos. Através do coral promovemos a confraternização e evidenciamos a união e o respeito entre as pessoas”, registra Nélson Hendges.

Entre as apresentações efetivadas ao longo de 2002 pelo Coral Municipal São Pedro, podem ser citados eventos como o Encontro de Corais Italianos, realizado em Toledo; o 27º Encontro Regional de Corais, realizado em Francisco Beltrão; o 1º Encontro de Corais do Clube Aliança, de Marechal Cândido Rondon e o 4º Encontro de Corais de Palotina. O coral também esteve presente na formatura do Curso de Medicina Veterinária e levou a harmonia de várias canções para casamentos, em Palotina e Terra Roxa. No próximo dia 13 estará na formatura do Colégio Agrícola Oeste do Paraná e no dia 14 participará de um culto ecumênico na Asfuca. No dia 18 fará uma apresentação pública na Praça das Nações, dentro da programação natalina que será promovida pelo Departamento de Cultura.

Participantes

O Coral Municipal São Pedro tem a seguinte formação: Regente – Andréia Queiroz Galvão; Tecladista – Andréia Biezus; Sopranos: Ana Frasson, Carmelinda Covatti, Celinda Guarienti, Generice Ioris, Helena Bach Kehrig, Ilza Pessoa da Silva, Inês Lolatto, Julieta Trentini, Mercedes Sperandio, Sibila Becker, Terezinha Maria Fauser e Veleda Mombach; Contraltos: Andréia Biezus, Domingas Delai, Edinir Savegnago, Erci Carlesso, Iria Goehlen, Ofélia Consoli Alonso e Vitalina Nardi Martins; Tenores: Lindonor Martins e Nélson Hendges; Baixos: Acchiles Carlesso e Sadir Delai.

Participando do Coral São Pedro desde 1995, Julieta Trentini revela que passou a vivenciar um novo aprendizado. “O coral faz muito bem para nossa vida. É uma oportunidade de formar novas amizades e o mais importante: o canto nos estimula. É uma atividade extraordinária”, coloca.

>>voltar para capa

 
foto: Adilson Teixeira/Folha de Palotina
imagem da semana
Literalmente as cigarras invadiram Palotina. Por todos os cantos os insetos provocam um barulho ensurdecedor num insistente ritual musical.
Copyright © Empresa Jornalística Folha de Palotina Ltda.
É proibido reproduzir o conteúdo da Folha de Palotina online para fins comerciais.
Projeto Gráfico e desenvolvimento do site: Sinuê Giacomini